O AUTISMO É PARTE INTEGRANTE DE NOSSA SOCIEDADE
Rénan Kfuri Lopes
O Dia Mundial da CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO é celebrado mundialmente em 2 de abril.
Esta data foi estabelecida pela ONU – Organização das Nações Unidas em 2007 com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o “Transtorno do Espectro Autista- TEA”.
Seu maior propósito é destacar a necessidade de ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas com autismo, para que possam levar uma vida plena e significativa como PARTE INTEGRANTE DA SOCIEDADE.
Necessário mais que nunca a inclusão e reconhecimento dos direitos das pessoas com autismo como forma de promover um maior entendimento sobre o transtorno, desmistificar preconceitos e mobilizar governos e organizações para a implementação de políticas públicas que apoiem indivíduos com autismo e suas famílias.
Nesse ano o tema adotado foi a “TRANSIÇÃO DA SOBREVIVÊNCIA À PROSPERIDADE”, convidando-nos a refletir sobre como a sociedade aborda o autismo, enfatizando a urgência de superar métodos tradicionais de apoio social e políticas públicas que se limitam à distribuição de renda.
Precisamos mais que isso! Reconhecer e valorizar pessoas autistas como integrantes vitais e participativos de nossas comunidades, por meio de programas e iniciativas específicas.